Atriz francesa Isabelle Huppert passará férias em Búzios

Isabelle Huppert - atriz será a musa do festival Varilux de cinema (Foto: Divulgação)
Isabelle Huppert - atriz será a musa do festival Varilux de cinema (Foto: Divulgação)
Isabelle Huppert, considerada a maior atriz do cinema francês de sua geração, chega ao Rio de Janeiro nesta segunda-feira (14), para participar da 5ª edição do Festival Valirux, que passará por 45 cidades. A atriz estará em duas produções da mostra, Um Amor em Paris, de Marc Fitoussi, e Uma Relação Delicada, de Catherine Breillat. Além dos encontros com a imprensa, Huppert será convidada de honra de um jantar beneficente na Cidade Maravilhosa para arrecadar fundos para instituições cariocas na noite desta segunda e, no dia seguinte, divulga os filmes em São Paulo.
Aproveitando sua estada no país, Isabelle fez um pedido especial à produção: quer passar as férias ao lado dos três filhos, Lolita, Lorenzo e Angelo. O destino escolhido foi Búzios, Região dos Lagos do Rio. A vinda da atriz também foi notícia no jornal francês Le Figaro, que citou outros nomes que estarão por aqui, como os diretores Jalil Lespert (Yves Saint Laurent), Jean -Pierre Jeunet (Uma Viagem Extraordinária), a atriz e diretora Nicole Garcia (Um Bom Domingo), os cineastas Philippe Claudel (Antes do Inverno), Jean-Marie Larrieu (O Amor é um Crime Perfeito) e Laurent Tuel (La Grande Boucle ).
"Um dos filmes de grande interesse é Yves Saint Lourent. Em menos de um mês tivemos 32 mil seguidores no Facebook. Haverá uma série de exibições gratuitas em escolas com lugares ao ar livre para duas mil pessoas. Estamos tentando democratizar o cinema francês", disse Emmanuelle Boudier, a porta-voz do festival. Ainda segundo Christian Boudier, o diretor do festival, "o sucesso deste filme é a prova doi amor público brasileiro pelo cinema francês , apesar da concorrência enorme do mercado americano".
A programação ainda homenageia o legado de François Truffaut. “Teremos uma linda projeção digital com cópia restaurada do filme Os incompreendidos, uma homenagem aos 30 anos de morte de Truffaut”, comenta Christian.
Jean-Pierre Jeunet, que se tornou um mito com O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001), dará palestras na Universidade FAAP, em São Paulo, e na UFRJ, e ganhará uma mostra em sua homenagem no M.I.S. em São Paulo e no Instituto Moreira Salles no Rio, e um projeto educativo em mais de 15 cidades, que exibirá gratuitamente parte da programação do festival para escolas.
http://epoca.globo.com/
0