Grupo de teatral de Cabo Frio participa de festival de teatro da Bahia

Trupe Andarilhos representará o Rio no III Festival Curta Cena de Teatro.
O espetáculo se inspira nas obras do escritor Nelson Rodrigues.
Laís Vargas e Ariane Marques
Grupo de teatral de Cabo Frio, RJ participa de festival de teatro da Bahia 2 (Foto: Divulgação)Grupo de teatral de Cabo Frio participa de festival de teatro da Bahia  (Foto: Divulgação)
Com uma esquete teatral que estreou no Sesc de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, em setembro do ano passado, a Trupe Andarilhos será o único representante do Rio no III Festival CurtaCena de Teatro, na Bahia. Já na estreia em Cabo Frio, o espetáculo “Cenas de Sangue num Bar da Avenida São João” ganhou três prêmios, inclusive o de voto popular. Atualmente, eles somam 12 prêmios nos diversos festivais que participaram. O evento acontece nos dias 8, 9 e 10 de abril, no Espaço Xisto. O Festival CurtaCena é a primeira mostra competitiva de esquetes de Salvador (BA).


Grupo de teatral de Cabo (Foto: Divulgação)Grupo Andarilhos saem de Cabo Frio para festival
na Bahia (Foto: Divulgação)
O espetáculo tem apenas 15 minutos e conta, com uma linha textual parecida com a do escritor Nelson Rodrigues, a história de Waldemar, famoso carioca do bairro Méier. O personagem, se considera um 'garanhão' assumido, até se casar com Amélia, por quem se apaixonou e mudou completamente. Mas, a relação do casal acaba em um fim inesperado, que promete ao público muitas risadas.
De acordo com o ator e diretor da esquete, Fábio de Freitas, é a primeira vez que vão apresentar essa peça fora do estado e que o grupo está curioso para saber como os bahianos vão receber uma esquete com elementos tão regionais.  "Usamos componentes que são muito conhecidos pelo público do estado, mas quem não tem esse conhecimento vai se permitir ter outra experiência. Queremos ver qual será a reação deles", ressalta.
Mas a regionalidade não é o único desafio do grupo, com o tempo de apresentação delimitado em 15 minutos, a esquete teve quer ser adaptada, já que o espetáculo completo possui 24 minutos de duração. Fábio conta ainda que como a trupe apresenta essa peça a cerca de oito meses, ficou mais fácil esquematizá-la, já possui ritmo próprio. "Sempre que temos apresentações ensaiamos com mais frequencia para atender a essa série de apresentações e festivais que temos agendados", afirma o ator.
Grupo de teatral de Cabo Frio, RJ participa de festival de teatro da Bahia 1 (Foto: Divulgação)Grupo de teatral de Cabo Frio participa de festival
de teatro da Bahia (Foto: Divulgação)
O grupo, com oito anos de estrada, já participou de outras competições com os mesmos espetáculos que estão no CurtaCena. "Muitos deles são realmente bons, a maioria é do Paraná e da Bahia. O nível é alto, eles têm muita desenvoltura e uma riqueza cultural grande, mas temos boas expectativas."
Os próximos festivais a receber a Trupe Andarilhos são: Festival de Cenas Curtas de Araçatuba (SP), de 1 a 4 de maio, onde o grupo também é o único do Rio a se apresentar, e o 6º Festival Breves Cenas de Teatro, em Manaus, ainda sem data definida. No elenco estão os atores Fábio de Freitas (Waldemar), Paulo Motta (garçom) e a atriz Tainá Lasmar (Amélia).

Cenas da peça que será apresentada na Bahia podem ser conferidas na internet.

0