Irmãs perdem, juntas, 85 kg com reeducação alimentar e exercícios

Rayana Sales, de 27 anos, pesava 120kg; irmã chegou a 110kg.
'Fiquei em depressão porque era gorda', disse Raíra Sales, de 22 anos. 
Heitor Moreira
Do G1 Região dos Lagos
Irmãs (Foto: Arquivo pessoal)Irmãs perderam peso mudando alimentação e praticando mais exercícios (Foto: Raíra Sales/Arquivo pessoal)
Com sorrisos e muito orgulho, as irmãs Raíra e Rayana Sales, de 22 e 27 anos, conversaram com o G1 sobre a decisão que mudou a vida delas. Juntas, elas venceram a obesidade sem cirurgia. A mais nova é estudante de jornalismo e moradora de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Já Rayana Sales mora em Altamira, no Pará, e é engenheira civil. As irmãs, que nasceram em Juiz de Fora, Minas Gerais, resolveram começar a perder peso no início do ano passado.
Raíra Sales chegou a pesar 110 kg e foi a primeira que tomou a decisão de mudar de vida. Atualmente, está com 72 kg. ''Eu me olhava no espelho e não gostava do que via. Fiquei cansada de ir às lojas e não encontrar nada do meu tamanho ou que ficasse feio em mim. Me sentia desconfortável, estava infeliz. Então, a partir deste dia (4 de janeiro de 2013), comecei a diminuir tudo o que eu consumia'', disse.
Comparação (Foto: Raíra Sales / Arquivo pessoal)Comparação do antes e depois de Raíra
(Foto: Raíra Sales / Arquivo pessoal)
Ao ver a irmã perdendo peso, Rayana Sales tabém resolveu lutar contra a balança. Com 120 kg, a engenheira civil começou a fazer dieta e exercícios físicos. Ela estava tão pesada que teve um problema no tendão do pé. Em um ano, Rayana perdeu 47kg.
A irmã mais nova passou a fracionar as refeições, comendo de 3h em 3h, sempre em quantidade moderada e fazendo algumas trocas saudáveis. Raíra Sales passou a ler sobre como ter alimentação saudável e decidiu fazer, diariamente, pelo menos 30 minutos de atividade física por dia. As duas sempre trocavam experiências e formas de se exercitar. 
''Em janeiro, assim que comecei a reeducação alimentar, comprei um vídeo game chamado Xbox e jogava todo dia os jogos de dança (Just Dance e Central Dance). Dançava muito e corria todos os dias. No final de julho, já tinha atingido minha meta de 72 kg e, em agosto, entrei na academia para uma nova etapa: ganho de massa muscular.''
Rayana perdeu 47 kg após ver irmã mais nova emagrecendo (Foto: Rayana Sales/Arquivo)Rayana perdeu 47 kg após ver irmã mais nova
emagrecendo (Foto: Rayana Sales/Arquivo)
Antes de começar a emagrecer, Raíra Sales não se pesava porque tinha vergonha. Não saía de casa, vivia dentro do quarto, no computador e não ligava para a saúde. Comia uma barra de chocolate quase todo dia, refrigerante, doces e salgadinhos. A estudante conta que via todas as amigas dela saindo, indo se divertir, mas ela nunca ia porque não se sentia bem. Ao invés de se divertir, ficava em casa chorando por causa da obesidade.
''Eu enfrentei tudo isso. Percebi que se não tomasse nenhuma atitude, o pior poderia aconcetecer. Hoje, me sinto muito mais disposta para fazer todas as minhas tarefas, me sinto bem comigo mesma, não sinto mais aquela fadiga constante. Hoje, faço musculação e treino aeróbico (20 minutos pulando corda) todos os dias'', declarou. 
Não vou dizer que foi fácil, mas também não é um milagre. Não requer dinheiro, radicalismo e nem muito tempo da sua vida. Apenas duas coisas: uma boa dose de persistência e motivação diária. E isso não tem ninguém que pode fazer por você"
Rayana Sales
Perda de peso sem cirurgia
Raíra e Rayana Sales preferiram não fazer cirugia porque tinham medo. Por terem histórico de diabetes e hipertensão na família, as irmãs não arriscaram e resolveram emagrecer somente com reeducação alimentar e a prática de exercícios. Atualmente, elas preparas as próprias refeições diárias e nunca deixam faltar frutas, verduras e legumes em casa.
''Não vou dizer que foi fácil, mas também não é um milagre. Não requer dinheiro, radicalismo e nem muito tempo da sua vida. Apenas duas coisas: uma boa dose de persistência e motivação diária. E isso não tem ninguém que pode fazer por você'', declarou Rayana.
''Até hoje vivo em uma eterna reeducação alimentar. Hoje é estilo de vida. Não acho sacrifício mais trocar biscoito recheado por uma fruta no lanche da tarde, por exemplo. No início foi difícil acostumar, sentia fome, mas, aos poucos, o nosso corpo acostuma. Hoje, quando passo da conta, meu corpo logo reclama: asia, inchaço, dores na barriga. É bom demais ser saudável'', disse a irmã mais nova.
Os resultados não vêm da noite para o dia. Vai ser frustrante, chato, dolorido, você vai se deparar com mil e um imprevistos. Mas não desista. Acredite: vale cada esforço, cada gota de suor, cada pequena renúncia"
Raíra Sales
A jovem disse que está no processo final da dieta e que uma matéria do G1, mostrando a história de Flor Soares, que perdeu 80kg, foi uma inspiração para continuar. Sabendo disso, a biatleta Flor Soares disse que ficou muito feliz em saber que serviu de exemplo. ''Eu fico extremamente feliz em saber que minha história serviu ou serve de inspiração para as pessoas. O que mais a gente leva dessa vida é o que cativamos no outro'', declarou Flor.
''Onde você quer estar daqui a alguns meses?''
''Os resultados não vêm da noite para o dia. Vai ser frustrante, chato, dolorido, você vai se deparar com mil e um imprevistos. Mas não desista. Acredite: vale cada esforço, cada gota de suor, cada pequena renúncia. Muita gente vai te desencorajar, mas muita gente vai te apoiar. Saiba que, no final de contas, é sempre você com você mesmo. Você com seu espelho. Você com seus pensamentos. A mudança chega quando você menos espera. Onde você quer estar daqui a alguns meses? Faça sua escolha'', finalizou Raíra.
Raíra Sales ficou com o rosto bem mais fino e muito mais vaidosa (Foto: Raíra Sales/Arquivo)Raíra Sales, de 22 anos, ficou muito mais vaidosa (Foto: Raíra Sales/Arquivo)
0