Pólo Gastronômico de Macaé divulga programação do Sardinha 10

Evento vai reunir 12 receitas com o peixe como ingrediente principal.
Festival começa dia 18 e segue por dez dias na Praia dos Cavaleiros.
Do G1 Região dos Lagos
Sardinha 10 Macaé (Foto: Monalisa Fagundes/Divulgação)Um dos pratos do festival do ano passado (Foto: Monalisa Fagundes/Divulgação)
O Pólo Gastronômico da Praia de Cavaleiros, em Macaé, no interior do estado do Rio, divulgou ontem  (14) a programação do Sardinha 10, evento que reúne receitas com o peixe sendo o ingrediente principal, durante dez dias. O festival começa na próxima sexta-feira (18) e os pratos serão preparados por 12 restaurantes participantes, cada um com uma receita diferente.
Segundo a organização do festival, o tema “Sardinha” foi inspirado nos cardumes que existem em abundância no mar que banha o município de Macaé. Especialistas afirmam que a sardinha contém ácido graxo ômega-3 em quantidades que não deixam nada a desejar a parentes estrangeiros, como o salmão, que levam a fama de ser uma das melhores fontes da substância.
De acordo com informações do Polo, no ano passado, cada restaurante usou, em media, 100 quilos de sardinha durante o evento e a expectativa para esse ano é consumir ainda mais.
Pratos participantes
Finalmente Creperia
CREPE SÃO FRANCISCO – Sardinha crocante acompanhada de um maravilhoso crepe de milho verde picante (Chef Claudia Ferreira).
Finalmente Grill
PIZZA CHINESA - Sardinha em lascas acebolada, polvilhada de salsinha, tomates e ervilha nadando na muçarela (Chef Claudia Ferreira).
Devassa
TAPA DA DEVASSA – Tapas de sardinhas assadas no azeite com alecrim e servidas sobre torrada de pão italiano, cebola roxa marinada com lamina de ovo cozido e azeitonas pretas (Chef Claudio Albuquerque).
Durval 
SARDINHA À MODA DURVAL – Sardinha a escabeche (Chefs Rodrigo Marchon e Geraldo Correa).
Ilhote
TÔ TIVENDO – Sardinha, azeite, tomate, cebola, azeitona, pimenta dedo de moça, com creme de aipim gratinado (Chef Carlinhos Baiano).
Parada do Chopp
SARDINHA À MODA DA PARADA – Sardinha frita, acompanhada de cebola, azeitonas pretas e verdes, abobrinha, pimenta do reino branca e cheiro verde (Chef Rodrigo Conceição).
Lucca Ristorante
SARDINHA À  PORTUGUESA – Sardinha assada com batata e pimentão (Chef João Rodrigues).
Estação da Praia
SARDINHA À MEXICANA – Sardinha empanada, acompanhada de panachê de legumes, batata croc e molho picante (Chef Ronaldo Ribeiro).
Picanha do Zé I e II
SARDINHA NO FUBÁ – Sardinha eviscerada sem cabeça marinada no limão, frita com fubá, acompanhada de molho picante e polenta.
Seu Adonias Botequim
SARDINHA MARROQUINA – Sardinha assada no forno com azeite, cuscuz com passas, pimentão colorido e camarão (Chef Álvaro de Castro).
Tokyo
SARDINHA ORIENTAL - Sardinhas grelhadas com o delicioso molho à escabeche e salada asiática (Chef Gomes).
0