Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







domingo, 6 de abril de 2014

Receitas para ter cabelos macios e brilhantes

As brasileiras gastam em média 35 minutos por dia cuidando dos cabelos. Em parte para evitar o ressecamento, em parte porque é mesmo gostoso tratar bem deles.
Texto Maria Flor Calil | Design Roberta Jordá | Fotos Rogério VoltanRogério Voltan01-mascaras-de-cabelo

O fio desta história vai longe no tempo. Há registros de que desde a Grécia antiga já havia salões de beleza onde os cabelos eram modelados a ferro quente. As mulheres, na tentativa de clarear as madeixas, faziam infusões de flores amarelas. Também usavam loções, óleos e pomadas para tratá-los. De lá para cá, os cosméticos evoluíram e as opções se ampliaram, mas a dedicação feminina no que se refere às madeixas permanece igual. Vez ou outra mexer no cabelo é até uma forma de provocação capaz de romper o status quo, como fez Coco Chanel na década de 20, porém em toda situação a maciez dos fios é sempre almejada. Levantamento do Ibope em 2011 revela que as brasileiras gastam em média 35 minutos por dia tratando dos cabelos e que 74% das entrevistadas dizem se sentir mais confiantes quando estão com eles bem cuidados. Ainda segundo a pesquisa, o ressecamento é a principal queixa, e 71% das mulheres recorrem à hidratação para reparar os danos externos e internos. Dietas muito restritivas do ponto de vista calórico, por exemplo, podem propiciar a queda.


Já o estresse libera cortisol, hormônio que desequilibra o organismo e deixa o fio mais oleoso, ressecado ou frágil. “Equilibradas essas questões, a integridade da cutícula, camada que cobre normalmente a haste do cabelo, precisa ser recuperada”, diz a dermatologista Aline Donati, do Ambulatório de Tricologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Por causa das tinturas, alisamentos e uso de secadores e chapinhas, essa camada exige atenção especial. “É preciso repor a proteção natural com produtos que formam uma capa fina sobre cada fio”, afirma a médica. Cris Dios, cosmetóloga e hair stylist, sugere ainda, uma vez por semana, deixar os cabelos sem leave-in para que respirem. E pegue leve na lavagem. “Para evitar que o couro cabeludo acumule resíduos, o que dificulta o crescimento e prejudica sua estrutura, suavize o xampu. Dilua uma parte dele em duas de água”, ensina. O uso de máscaras hidratantes garante brilho e maciez em dia. E é um prazer utilizá-las. Elaboramos duas receitas caseiras superfáceis e mostramos as novidades do mercado com esse objetivo. Experimente!
Postar um comentário