12 mil pessoas passaram pelo Festival do Marisco em Cabo Frio. 1,8 toneladas da iguaria foram consumidas movimentando a economia e consolidando o evento na baixa temporada
A cidade de Cabo Frio viveu neste
último final de semana prolongado – 1 a 4 de maio – o reconhecimento de um de seus
principais eventos gastronômicos, o Festival de Marisco.
Promovido pela Prefeitura,
através da secretaria de Eventos e secretaria de Turismo, com total apoio da
Comsercaf, o evento superou as expectativas tendo na Praça do Moinho, no Peró,
um dos principais destinos turísticos da região, pelo menos 12 mil pessoas entre
turistas e moradores de toda a Costa do Sol.
1,8 toneladas
de mariscos limpos prepararam mais de 20 receitas servidas à base da iguaria. 12
barracas venderam nos quatro dias do evento, cerca de 10 mil pratos movimentando a economia local. Um
verdadeiro sucesso de público e de animação.
A turismóloga da secretaria de Turismo de Cabo Frio, Luane
Ferreira observou que o evento, que envolveu cerca de 180 pessoas do bairro
Peró foi um sucesso.
- Os envolvidos já possuem expertise na produção dos pratos
e obtiveram retorno expressivo no resultado. O evento está consolidado e
possui ótima aceitação do público. Aliar a atividade pesqueira aos eventos
turísticos da cidade desponta como fator gerador de desenvolvimento, destacou
Luane.
Para Aldenir Soares, um dos
superintendentes da secretaria de Turismo, “a corajosa e sabia decisão do prefeito
Alair Corrêa em custear o evento, foi decisiva para todo esse êxito”.
- A visão moderna do nosso prefeito em fazer turismo passa
pela estruturação adequada do
atrativo, a qualificação dos atores e a divulgação competente do produto. Assim,
unidas por um objetivo comum de realizar mais uma edição do Festival de
Mariscos de Cabo Frio, as secretarias de Eventos, Turismo, Comunicação e a
Comsercaf produziram a melhor edição desde sua criação, resultando em momentos
de extremo lazer para os turistas e moradores, além do incremento econômico da
comunidade, comemorou o superintendente,
lembrando que o apoio da Via Lagos e da Marbella foi fundamental para o êxito do
evento.
O artesanato de Cabo Frio também foi sucesso no Festival de
Marisco. Os artesãos trabalharam em 14 barracas, expondo e comercializando seus
produtos.
Segundo a coordenadora do Artesanato da secretaria de Turismo, Vânia
Carvalho, a feira de artesanato do Festival, apresentou os maravilhosos
trabalhos da Casa Artesanal.
- Das 14 barracas disponibilizadas pela prefeitura, metade tinham
artesãos que nunca tiveram experimentado a oportunidade de trabalhar em eventos
da cidade.
As vendas superaram as expectativas e o público compareceu em massa,
consolidando assim a ideia de que quando apresentamos uma feira organizada e
genuinamente de artesanato, os turistas prestigiam e agradecem, comemora Vânia.
O total de vendas nesses quatro dias de festival superou a casa dos 10
mil reais, o que agradou muito a esses menos experientes artesãos que pela
primeira vez se viram trabalhando em um evento tão grandioso.
- O Festival do Marisco sempre trouxe um público diferenciado e isso para
o artesanato é muito bom, pois são pessoas que valorizam esse tipo de trabalho
e levam para suas casas lembranças confeccionadas por nossos artistas,
originais e criativas, completou a coordenadora do Artesanato.
Outro sucesso do evento foram os shows de
Rock e MPB das bandas contratadas para a programação musical: Banda In
Pulse, Banda Ozires, Banda Faixa Etária, Banda Contrate e Jero e Banda.
- A qualidade e a diversidade das opções gastronômicas e a seleção
criteriosa das opções musicais marcaram o sucesso do Festival do Marisco, que já
se consagrou como um grande evento da gastronomia fluminense. Foi possível
observar muitos turistas que vieram de longe e todos elogiaram a organização do
evento e aqueles que não conheciam o Peró ficaram encantados com a beleza
natural do bairro, disse o chefe de reportagem do Jornal O Globo, Paulo Roberto
Araújo.
O secretário de Eventos, Edson Leonardes destacou que “a
programação musical foi elaborada pensando na cultura e estilo do bairro,
nos frequentadores do evento e, atendendo os pedidos dos responsáveis das
barracas de gastronomia”.
- Desta forma não tinha como dar errado e as
bandas interagiram com o público, proporcionando momentos
de emoção, empolgação e alegria aos presentes, comemorou o
secretário.
- Também me chamou a atenção o caráter familiar da festa. Depois do
marisco, o ponto alto foi o show da banda Faixa Etária, muito elogiado por
todos. Achei muito interessante a prefeitura promover este evento fora da
alta temporada para estimular a economia local. Eu, minha mulher e meus amigos
nos divertimos muito e queremos voltar no ano que vem, profetiza Genilson
Araújo.
Texto: Telma Flora – Assessora de
Imprensa
Secretaria de Turismo de Cabo Frio
Comentários