Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







quinta-feira, 1 de maio de 2014

6 dicas de comportamento para jornalistas nas redes sociais

Há grupos espalhados pela internet, onde produtores e repórteres buscam personagens e histórias que possam trazer um diferencial em suas matérias. Porém, é preciso ter cuidado ao utilizar as redes como um ambiente para trabalho. Para a jornalista Andrea Lopes, que é especialista na área de comunicação digital e professora do Comunique-se Educação, algumas vezes, os usuários podem confundir o profissional com o pessoal. Nesta lista, ela elege algumas dicas sobre o assunto. Confira:

-------------curso1 - Adapte seu perfil de acordo com seus objetivos
Ao entrar em uma rede social com o objetivo claro de usá-la como ferramenta para o trabalho, lembre-se de adequar a foto do perfil e edite suas informações, de maneira a apresentá-lo como profissional, apenas.

2 – Faça segmentações
Caso queira utilizar as redes para fins pessoais e profissionais, escolha uma imagem de perfil neutra e crie listas de pessoas e interesses, para que possa fazer publicações direcionadas.



3 - Evite emitir opinião pessoal em grupos profissionais
O objetivo principal a ser observado é a apuração. Deve-se ouvir todos os lados e utilizar as informações para a produção da matéria ou pauta. Deixe opiniões pessoais para seu perfil pessoal ou listas pessoais.

4 - Não compartilhe materiais antes da apuração dos fatos 
A internet está cheia de histórias e fotos emocionantes e denúncias sobre diversos assuntos, mas você pode cair na cilada de espalhar informações falsas ou propagar assuntos que já foram resolvidos.

5 - Mantenha contato com as fontes
Sempre esteja aberto a receber novos materiais. No ambiente online, também é importante se manter próximo das pessoas que oferecem informações privilegiadas e/ou seguras e checadas.

6 - Fique sempre de olho 
As mídias sociais são plataformas de informação rápida e dinâmica. Você pode sair na frente ao fazer um monitoramento contínuo nas redes. Enquanto alguém espera uma ligação nas redações para construir uma pauta ou resolver uma matéria, você pode sair na frente ao ler algo nas redes sociais e apurar com rapidez.

A especialista vai ministrar nesta quarta-feira, 30, o webinar gratuito “5 dicas para promoção de empresas em mídias sociais”, ao vivo, das 14h às 15h. Para participar, preencha o cadastro no site do Comunique-se Educação.
Postar um comentário