Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







domingo, 1 de junho de 2014

Copa: chilenos vão percorrer o Brasil em caravana. Serão 800 veículos circulando pelas estradas brasileiras em uma viagem de cerca de dez mil quilômetros que levará a torcida aos jogos da seleção do país. A maioria vai se hospedar em acampamentos, em seis municípios brasileiros



Os chilenos vão invadir o Brasil durante a Copa do Mundo. A expectativa da Embaixada do Chile é que cerca 3,2 mil torcedores acompanhem os jogos da seleção chilena na primeira fase do Mundial: na arena Pantanal, em Cuiabá; no Maracanã, no Rio de Janeiro, e no Itaquerão, em São Paulo. Parte deles acompanha a Caravana Santiago Brasil 2014, que reunirá cerca de 800 carros com o objetivo de percorrer 10 mil Km acompanhando a seleção de seu país.


A visita dos chilenos não é, em si, um fato inédito. O Chile é o quinto maior emissor de turistas para o Brasil e o terceiro entre os sul-americanos, depois da Argentina e do Uruguai. Em 2012, mais de 250 mil chilenos visitaram os destinos turísticos brasileiros. As cidades mais procuradas pelos turistas de lazer foram Rio de Janeiro, Armação de Búzios, Balneário Camboriú, São Paulo e Florianópolis.
Em férias pelo Brasil, a maioria escolhe se hospedar em hotéis e pousadas. Mas os torcedores da Caravana Santiado decidiram por montar acampamento em seis municípios localizados no trajeto que leva às cidades-sede onde jogam a seleção chilena. As paradas estão previstas para Dourados (MS), Cuiabá (MT), Itumbiara (GO), Belo Horizonte (ainda não confirmado), Nova Iguaçu (RJ) e Americana (SP).
O grupo, mobilizado desde o ano passado, criou um site para adesões e para a preparação da viagem ao Brasil. Segundo os organizadores, a caravana “tem uma grande logística e coordenação com diversas autoridades locais” para garantir segurança e tranquilidade dos participantes, que pretendem deixar Santiago, capital chilena, no dia 7 de junho.
Eles começam a cruzar a fronteira sul do Brasil no próximo dia 9 de junho. O ponto de chegada em solo brasileiro é a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, de onde os chilenos seguem em romaria os passos de sua seleção.
O primeiro jogo a seleção do Chile será na sexta-feira, 13, na Arena Pantanal, contra a equipe da Austrália. No dia 18, a equipe enfrenta a Espanha, no Maracanã, e no dia 23 joga com a Holanda, em São Paulo. Antes de chegar ao Rio de Janeiro, porém, a caravana pretende fazer uma parada em Belo Horizonte, cidade anfitriã do time chileno.
Depois da partida no Itaquerão, a única certeza dos organizadores da caravana é que a volta ao Chile será via Paso de Los Libres, cidade argentina na fronteira com o Brasil. A data ninguém sabe ao certo: vai depender do resultado da primeira fase.
Ouça aqui declaração de José Francisco Salles, diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, sobre a importância da presença de chilenos no país.
http://www.turismo.gov.br/
Postar um comentário