Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







domingo, 22 de junho de 2014

Copa do Mundo gastronômica: dez nações são representadas em festival Festival Sabores do Mundo, em Nova Friburgo, conta com 30 restaurantes. Duração é a mesma da Copa do Mundo, de 12 de junho a 13 de julho.

Flavio Flarys
Do G1 Região dos Lagos
Uma verdadeira Copa do Mundo, mas de pratos internacionais. Inclusive, a duração do II Festival Sabores do Mundo, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, é a mesma da Copa do Mundo de futebol: de 12 de junho a 13 de julho. Dez nacionalidades estão representadas com receitas e atrações típicas de cada país que possui representatividade na cidade, com diversos pratos inspirados na nacionalidade dos imigrantes que colonizaram o município da serra: Suíça, Alemanha, Itália, Líbano, Japão, Espanha, Portugal, Áustria, Hungria e Camarões.
Ok, nem todos os países estão na Copa do Mundo, mas a curiosidade em conhecer as peculiaridades da gastronomia dos mais de 30 estabelecimentos participantes vale a brincadeira. Confira, abaixo, algumas dicas de restaurantes participantes desta edição (a programação completa está no site do festival).
Käserspätzle, prato servido pelo restaurante Viva Rô (Foto: Divulgação)Käserspätzle, prato servido pelo restaurante Viva Rô
(Foto: Divulgação)
Em Mury, o Restaurante Viva-Rô! representará a Áustria e decidiu servir dois diferentes pratos durante o festival. O primeiro, oferecido nas duas primeiras semanas, é o Käserspätzle, uma massa muito usada no sul da Alemanha, na Áustria ocidental e fora da Europa, em regiões de imigração alemã. O segundo prato, oferecido nas semanas seguintes, é o Knödel, tradicional da culinária austríaca, ideal para almoços e jantares no inverno e outono. À base de cubos de pão, leite e ovos, é geralmente temperada com bacon (Speckknödel) ou queijo (Käseknödel). Os bolinhos são acompanhados por carne de porco assada.
Menu degustação do restaurante Braun Braun, tipicamente alemão (Foto: Divulgação)Menu degustação do restaurante Braun Braun,
tipicamente alemão (Foto: Divulgação)
Ainda em Mury, o restaurante vegetariano Trilhas do Araçari representará a Itália com o prato Cannelloni di Ricotta con sugo di Pomodoro, servido nos jantares de sábado à noite, em volta de uma charmosa fogueira. Quem optar por visitar o local sexta, sábado ou domingo no horário do almoço vai encontrar a opção brasileira do restaurante: o buffet no fogão à lenha. O local ainda tem um empório onde as pessoas podem comprar produtos de alta qualidade para gastronomia, produtos orgânicos e uma vasta opção de cervejas artesanais da região.
Na estrada Mury-Lumiar, o restaurante Empório do Dengo criou o prato Alemãozinho, uma versão tipicamente alemã (carne assada com molho de champignons, repolho roxo e kartoffelklöse - bolinhos de batata) do rival Brasileirinho (arroz, feijão, bife e batatas fritas), que já faz parte do cardápio.
Jambalaya, prato típico de Camarões, está no festival (Foto: Divulgação)Jambalaya, prato típico de Camarões, faz parte do
festival (Foto: Divulgação)
Em São Pedro da Serra, o restaurante Espaço Bistrô participará do festival com o Jambalaya, de Camarões, um prato típico da cozinha créole (mistura das culinárias africana, europeia e caribenha e uma das mais famosas de New Orleans). Segundo o chef Renato Caleffi, o Jambalaya é uma mistura tradicional de arroz com cebola, aipo, pimentões, pimenta e carne, cuja origem tem peixe, marisco, ave, caça ou porco. O restaurante é o único a homenagear uma nação africana.
No Centro, o restaurante Bode Expiatório servirá durante o festival um prato português: a Truta do Rio Cávado. O nome do prato é inspirado em um rio que corta Portugal, onde há muitas trutas. Também no Centro, o Tanaka vai servir o prato Atum crocante com espaguete de vegetais, representando o Japão.
O prato bode expiatório representa a culinária brasileira (Foto: Divulgação)A truta do rio Cávado representa a culinária portuguesa no Bode Expiatório (Foto: Divulgação)
O Bucksy também tem a Dobus Torta, típica da Hungria (Foto: Divulgação)O Bucksy também tem a torta Dobbus, típica da
Hungria (Foto: Divulgação)
A Suíça será representada pelo já tradicional prato das noites de inverno da serra, o Fondue de Queijo, preparado pela Pousada Mariza. O Hotel Bukscy é outra opção de hospedagem do festival e estará homenageando a Hungria com o Goulash com Spätzle e Torta Dobbus. A Espanha vem representada no festival pelo Corsario Bar Restaurante e Jardim, com o Tapas do Corsário, aperitivos servidos em pequenas porções, tradicionalmente espanhol. Já a nação libanesa está sendo homenageada pelo restaurante Zara Gril, que serve às quartas-feiras um Buffet de Comida Árabe.
Com tantas opções, quem será que leva essa Copa do Mundo?
Postar um comentário