Copa do Mundo movimenta o Aeroporto Internacional de Cabo Frio. Aeronaves de seleções pousaram em Cabo Frio

NICIA CARVALHO - Folha dos Lagos
Desde que a Copa do Mundo começou, há 15 dias, o Aeroporto Internacional
de Cabo Frio vive um período de movimentação fora do usual. Sem vagas nos
aeroportos do Rio de Janeiro, o terminal foi o espaço escolhido para
estacionamento de aviões de seleções e jatos executivos. As aeronaves das
seleções da Holanda, Inglaterra, Chile e Bélgica tiveram passagem pela cidade.
Até agora cerca de 60 jatos já pousaram nas pistas cabofrienses, a maioria com
procedência dos Estados Unidos. Mas também já aterrissaram aeronaves chilenas,
argentinas, uruguaias e francesas, segundo o aeroporto.
– Estamos recebendo uma média diária de cinco jatos executivos por dia .
A estimativa é de que no fim de semana da final (12 e 13 de julho) deverão ser
quase 50 jatos executivos e 10 aeronaves de grande porte – diz Kleber Meira,
diretor-geral da Libra Aeroportos, empresa que administra o terminal de Cabo
Frio.
Segundo ele, só no feriado de Corpus Christi, na semana passada, o
aeroporto recebeu dois Boeings 767, um Airbus A-340 da Air Tahiti e dois
Boeings 737, da Principal. Além das seleções, alguns turistas
também aproveitam a Copa para visitar cidades da região como Armação dos Búzios
e Cabo Frio.
– São pessoas que aproveitam para passar o fim de semana em Cabo Frio e
Búzios e também de passageiros que estão no Rio. Mas as aeronaves têm que ficar
estacionadas no aeroporto por falta de espaço nos terminais do Rio – contou.
Operações – Atualmente, o Aeroporto de Cabo Frio opera três voos
semanais para Belo Horizonte e Campinas. A localização privilegiada fez com que
se transformasse em um ponto de conexão para a indústria do petróleo.
O espaço atende às plataformas de petróleo na Bacia de Campos e de
Macaé, operação que envolve voos diários de helicópteros. Por estar localizado
em uma cidade de grande apelo turístico, o fluxo na alta temporada sofre
aumento no tráfego aéreo. Em janeiro foram 60 voos comerciais, com movimento
de 60 a 100 passageiros por dia. Em 2013, foram 230 mil passageiros
transportados. Além do transporte de passageiros, o local recebe também
três voos cargueiros semanais: um vindo da Europa, que sai de Amsterdã, e
outros dois de Miami.
– Com isso,
Viracopos, em Campinas, deixou de ser a única opção do importador fluminense
para recebimento de cargas da Europa. É ganho de eficiência logística e de
arrecadação para o estado do Rio – contou o diretor Kleber Mei
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