Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







domingo, 29 de junho de 2014

FENAJ busca subsídios para ações voltadas aos jornalistas em assessoria de imprensa


O Departamento de Mobilização em Assessoria de Imprensa da FENAJ promove uma consulta direcionada aos Sindicatos de Jornalistas com relação aos profissionais em assessoria de imprensa. O objetivo de fomentar ações a partir das demandas dos profissionais e do mercado de trabalho. A participação dos Sindicatos é espontânea e a coleta de dados segue até o dia 23 de julho.

A pesquisa Perfil do Jornalista Brasileiro, lançada em 2012, com realização do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC em convênio com a FENAJ, revelou que, dos 2.731 participantes selecionados para amostra, 40,3% trabalham fora da mídia, como assessores de imprensa/comunicação ou em outras funções tendo como base o conhecimento jornalístico. Desses, apenas 39.4% trabalham com carteira assinada, 27,1%, atuam no serviço público, sendo 13,2% servidores e 13,9% ocupantes de cargos de comissão e 13,7% têm contratos de prestação de serviços.

Tal pesquisa revelou, também, que o assessor acaba acumulando a maior parte das funções clássicas do jornalista (pauta, reportagem, redação, fotografia, edição, paginação, etc.), além da gestão. Outro dado importante detectado pela pesquisa, a partir de informação do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, é que os governos licitam agências e essas, por sua vez, arregimentam jornalistas que se submetem forçosamente à precarização e sobreposição de funções para manterem o emprego.

Segundo o diretor da FENAJ Luis Carlos Luciano, a ideia com essa consulta junto aos Sindicatos da categoria é conhecer melhor a situação dos assessores de imprensa, indo além das informações obtidas na pesquisa Perfil do Jornalista Brasileiro. A expectativa é de que, a partir das reais demandas dos profissionais, do mercado de trabalho e das resoluções dos Encontros Nacionais de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAIs), haja mais subsídios para fomentar ações específicas e as reuniões de planejamento da FENAJ.

Também diretor do Departamento de Mobilização em Assessoria de Imprensa da FENAJ, Douglas Dantas explica que o método para a participação é simples, bastando os Sindicatos de Jornalistas acessarem as instruções que a Federação encaminhou por email e após preencherem todos os dados, submetê-los automaticamente. A consulta será realizada em plataforma digital. "Esperamos poder contar com a colaboração de todos os Sindicatos de Jornalistas, pois este levantamento é importante para nossa categoria", diz.
Postar um comentário