Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







quarta-feira, 18 de junho de 2014

Feriado de Corpus Christi terá procissões espalhadas pelo Rio. Em Cabo Frio, tapetes confeccionados com sal, corantes e outros materiais são atrações todos os anos

Tapetes de sal colorem feriado de Corpus Christi. Na foto, a Praça Porto Rocha, em Cabo Frio Foto: Eliethon Dias
Tapetes de sal colorem feriado de Corpus Christi. Na foto, a Praça Porto Rocha, em Cabo Frio - Eliethon Dias

Por Paulo Roberto Araújo - O Globo
A tradicional procissão de Corpus Christi promete reunir milhares de fiéis nas homenagens a Cristo Eucarístico, nesta quinta-feira, no Centro do Rio. A procissão é um dos maiores eventos do calendário religioso da cidade e acontecerá às 16h, com saída da Candelária até a Catedral de São Sebastião.
Saindo da igreja da Candelária, a procissão seguirá pelas avenidas Rio Branco, Almirante Barroso e República do Chile. Durante o trajeto, os fiéis poderão acompanhar melhor os cantos e orações através dos rádios de pilha e também pelo sistema de amplificação de trios elétricos e seis carros de som, aparelhagens especiais, com 30 mil folhetos com os cânticos.
Os tapetes de sal feitos na Praça Porto Rocha, em Cabo Frio - Eliethon Dias
As homenagens terão início às 10h, quando o cardeal dom Orani João Tempesta celebra missa solene no Santuário da Adoração Perpétua ao Santíssimo Sacramento na Igreja de Santana.
Os tapetes de sal, de aproximadamente 400 metros, na Avenida República do Chile, serão confeccionados por jovens cariocas a partir das 5h desta quinta-feira. Por esse tapete, que começa em frente à Catedral de São Sebastião e termina na altura da Rua Senador Dantas, dom Orani conduzirá a custódia com o Santíssimo Sacramento. Para o coordenador da montagem dos tapetes, Padre Ramon, não só os jovens podem participar da confecção, mas qualquer grupo das diversas paróquias ou movimentos.
A Arquidiocese do Rio convida todos os fiéis a levarem, pelo menos, um quilo de qualquer alimento não perecível que será doado aos mais carentes. Os fiéis deverão entregar suas doações na catedral, após a chegada da procissão. Nesta homenagem a Corpus Christi, cujo tema é “Daí-lhes vós mesmo de comer!”, a ideia de recolher os alimentos "é uma forma simbólica de lembrar que quem caminha para o pão espiritual deve também partilhar o pão material", afirmou em nota a Arquidiocese.

EM CABO FRIO, TAPETES SERÃO CRIADOS A PARTIR DESTA QUARTA
A confecção dos tapetes de sal começa nesta quarta-feira a partir das 20h, em Cabo Frio, na Região dos Lagos, e continua na manhã de quinta-feira até as 13h. A tradição reúne escolas municipais, empresas privadas, além de movimentos e pastorais católicas que se reúnem todos os anos para criar verdadeiras obras de arte, que são feitas na pista da principal avenida da cidade com o sal, riqueza histórica do município.
Na quinta-feira, a Santa Missa acontece às 8h30m na Igreja Matriz Auxiliar. Também haverá missa solene às 16h na Praça Porto Rocha, seguida de procissão do Santíssimo Sacramento. Além de festa externa e show com Cosme e banda às 21h. Na Sexta-feira, haverá missa às 7h30m e às 19h na Igreja Matriz Auxiliar. No sábado, a missa será às 20h na Igreja Matriz Auxiliar.



SÃO GONÇALO PREPARA TAPETE COM 2 MIL METROS
Os tapetes e painéis religiosos irão tomar conta de quase 2 mil metros de via, em São Gonçalo. Serão utilizadas 50 toneladas de sal grosso, 200 sacos de 60 quilos de serragem e 200 frascos de corante líquido. As peças começarão a ser confeccionados nesta quarta-feira, um dia antes do evento, para evitar que as pessoas passem a madrugada inteira na rua.
Esse ano, a novidade está no palco onde será realizada a missa. A estrutura ficará instalada nas escadarias que dão acesso à Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante, no Centro do município, visando aproximação ainda maior com o público. A missa começa às 8h e, logo em seguida, terá início a procissão, que se estenderá pelas ruas Coronel Moreira César, Doutor Feliciano Sodré e Nilo Peçanha. A previsão é que cerca de 30 mil fiéis acompanhem o evento.
Postar um comentário