Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







quarta-feira, 25 de junho de 2014

Procissão de barcos em Cabo Frio, RJ, acontece após 23 anos. Pescadores festejam dia de São Pedro, padroeiro da categoria.

Do G1 Região dos Lagos
Anos depois, tradicional procissão de barcos no canal, será realizada (Foto: Divulgação/Z4)Anos depois, tradicional procissão de barcos no canal, será realizada (Foto: Divulgação/Z4)
Reverenciar e agradecer a quem os acompanha nas dificuldades da pesca diária é o objetivo dos pescadores artesanais de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, ao promover a Corrida de Canoas, às 9h do próximo sábado (28), na Praia do Siqueira, e a Procissão de Barcos, no domingo (29), às 8h, no Canal do Itajuru. 


Apesar da procissão no Canal ter ficado 23 anos sem ser realizada, a história mostra que a tradição atraia dezenas de pescadores em décadas anteriores. Uma foto de arquivo da Colônia Z4, datada de 1970, mostra o quanto os pescadores prestigiavam o evento. Para este ano, já são mais de 30 embarcações confirmadas. Elas serão decoradas até sábado (28).
''A gente está lutando para que a tradição da procissão seja resgatada e que a corrida das canoas artesanais da Praia do Siqueira vire uma tradição também. O pescador passa muitas dificuldades no mar e tem que agradecer a São Pedro e vamos encerrar as atividades no dia dele, 29 de junho. Quem quiser, pode chegar a partir das 8h, pois estamos reservando vagas para que as pessoas possam participar'', afirmou Alexandre Marques, presidente da Colônia de Pescadores Z4 de Cabo Frio.
Postar um comentário