Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







quinta-feira, 24 de julho de 2014

Cabo Frio avança na implantação do projeto de sinalização turística da cidade. Com custo de R$ 3,2 milhões, projeto será bancado por recursos do Ministério do Turismo e do governo estadual


Exibindo sinalização turistica (3).jpg

 A Prefeitura de Cabo Frio avançou mais uma etapa na implantação do projeto de sinalização turística da cidade. Em reunião com uma equipe do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEAA), órgão normativo do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o superintendente de Turismo de Cabo Frio, Aldenir Soares, recebeu o trabalho final do projeto.

- Vencida mais esta etapa, vamos agora para a obtenção da verba para o projeto que tem custo de R$ 3,2 milhões, para depois licitar e implantar este plano que levou quase um ano para ficar pronto – comemorou Aldenir.

Todo o trabalho e esforço das equipes da Secretaria de Turismo de Cabo Frio começaram em 10 de novembro do ano passado, quando foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro um termo de cooperação técnica, assinado pelo prefeito Alair Corrêa e o presidente do Instituto de Engenharia e Arquitetura, Francisco Boechat.



A Sinalização de Orientação Turística faz parte do conjunto de sinalização de indicação de trânsito brasileiro desde 1994 e deve seguir princípios fundamentais, com vistas a garantir a eficiência e a segurança do sistema viário para os usuários das vias urbanas e rurais. 

- O turismo está ligado ao deslocamento de pessoas em viagens e, decorre daí, a importância da implantação de uma sinalização adequada que atenda às necessidades dos visitantes – destaca o superintendente.

Em Cabo Frio, a implantação deste sistema fundamenta-se também no crescimento turístico da cidade, considerando o desenvolvimento econômico e social que a atividade representa para o município.

- As placas de sinalização turística possuem elementos padronizados, apresentando cor marrom e forma retangular. De acordo com sua função, classificam-se como placas de indicação, subdivididas em placas indicativas de serviços auxiliares e atrativos turísticos. As placas de sinalização turística têm por finalidade identificar os destinos e os locais de interesse turístico, bem como indicar as direções e as distâncias – informou o engenheiro Antônio Kropf em uma das visitas técnicas em Cabo Frio, explicando ainda que, os pictogramas inseridos nas placas de fundo marrom seguem o padrão internacional, cuja finalidade é facilitar a identificação e compreensão dos símbolos dos atrativos por grande parte dos turistas, sendo, para tanto, destacados por meio da cor branca e figura na cor preta.

De acordo com a equipe técnica da Secretaria de Turismo, a meta é implantar 163 placas de sinalização turística em Cabo Frio e 4 pórticos nas principais entradas da cidade (Av. Wilson Mendes, Praia do Siqueira, Estrada do Guriri, e RJ-140).

Texto e fotos:  Telma Flora | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Turismo
Postar um comentário