Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







sexta-feira, 18 de julho de 2014

Vem aí mais um Festival Internacional de Dança em Cabo Frio. Inscrições para a X edição do festival já estão abertas. Promovido pela secretaria de Turismo, evento acontece de 2 a 7 de setembro e é gratuito.

Promover, difundir e valorizar a cultura através da dança, transformando Cabo Frio em um grande centro cultural capaz de provocar o aumento do fluxo de visitantes no período do evento. Esta é o intento da Prefeitura de Cabo Frio, através da secretaria municipal de Turismo e da COMSERCAF, que estima receber 12 mil pessoas, nos seis dias do X Festival Internacional de Dança, que acontece de 2 a 7 de setembro, no Complexo Esportivo Aracy Machado, na rua Henrique Terra, s/nº, no Portinho.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial do evento: fttp://festivalcabofrio.festivalonline.com.br
De acordo com a organizadora, a empresária Márcia Sampaio, o festival vai proporcionar apresentações de escolas, grupos e academias de dança de forma competitiva dentro de modalidades e categorias diversas como ballet clássico, dança contemporânea, danças populares, dança de salão, dança de rua, estilo livre e jazz. Também será realizada nesta edição do evento, cursos de diversos estilos de dança, premiações especiais a fim de estimular o conhecimento técnico dos participantes, entre outras ações.

- Vamos realizar o Projeto Escola e proporcionar aos alunos da rede pública de ensino oportunidade de apreciação de espetáculos quase sempre negados às classes populares. Também vamos envolver as academias de dança da Cidade de Cabo Frio em apresentações nos palcos externos, difundindo ainda mais, a arte da dança, informa Márcia, que também pretende com a parceria com a secretaria de Turismo, receber turistas para apreciarem grandes espetáculos nacionais e internacionais.
- Um dos maiores diferenciais do evento é a entrada franca que possibilita o acesso das pessoas menos favorecidas financeiramente. O festival cria espaço para que sejam mostradas coreografias de artistas que necessitam de eventos deste porte para divulgar as suas ideias através da dança. Visa uma premiação em dinheiro, além de troféus e medalhas valorizando, desta forma, os trabalhos apresentados na mostra competitiva, incentivando a produção de novos trabalhos pelos artistas participantes.

Segundo a turismóloga da secretaria de Turismo, Luane Ferreira, podem participar do festival a comunidade em geral, que tem a oportunidade de assistir gratuitamente a grandes espetáculos.
- Alunos da Rede Pública de Ensino, através do Projeto Escola; dançarinos e profissionais da área que têm oportunidade de mostrar seus trabalhos; turistas que aproveitam as belezas da cidade e conciliam o tempo com a oportunidade de assistir a belas apresentações e o trade turístico, principalmente hotéis e restaurantes, que se beneficiam com o aumento do número de visitantes na cidade, garante Luane, destacando no ano passado, Cabo Frio obteve uma excelente ocupação hoteleira durante o período do evento.


- De acordo com o gráfico que elaboramos, destacamos o final de semana de cada mês do segundo semestre de 2013 que obteve maior ocupação hoteleira. Destes, o final de semana que aconteceu o Festival de Dança, ficou com 87% de ocupação, ficando atrás somente do final de semana em que foi comemorado o aniversário da cidade em novembro (99%) e do final de semana do Reveillon em dezembro (100%). Os hoteleiros da cidade montaram pacotes especiais e ofereceram ao público do festival. Esses pacotes, bem como os contatos dos hotéis e pousadas, foram divulgados no site oficial do evento, disse.
Outra característica importante para o incremento do número de reservas é que a inscrição no evento só pode ser realizada pelo representante da academia de dança dos bailarinos interessados e os mesmos também fazem as reservas das hospedagens dos seus bailarinos. Ou seja, as reservas são feitas para grupos, facilitando o serviço dos hotéis. Os diretores das academias, professores e pais dos bailarinos acompanham também as caravanas.

Crédito das Fotos: Raphoto

Telma Flora | Assessora de imprensa

Secretaria Municipal de Turismo de Cabo Frio
Postar um comentário