Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Atleta cabo-friense participa do mundial de canoagem Va´ a que começa amanhã no Rio de Janeiro

Exibindo Dayone Rossi, na seletiva no Rio.jpg
Cabo Frio estará bem representada no Mundial de Va´a, a canoagem polinésia, que será realizado entre os dias 12 e 17 de agosto, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. A experiente Dayone Rossi conquistou o primeiro lugar na categoria V1 Open Feminino, na seletiva brasileira, realizada no dia 1 de junho, e estará entre os 700 atletas que irão participar da competição. Com o patrocínio da Escola de Idiomas Yázigi Cabo Frio, Dayone Rossi treinou muito e está confiante numa grande atuação diante dos rivais. Foram realizados treinos 6 vezes por semana, de até 4 horas por dia, com musculação, parte aeróbica e treinamento na água.
                - Vou defender o Brasil e espero brigar em condições de igualdade com os melhores do mundo. Competir em casa é sempre muito bom por conta do apoio da torcida e da nossa família, afirma a atleta.


                As disputas do Mundial irão envolver 19 países e cerca de 700 atletas, sendo mais de 200 deles brasileiros. No total, serão realizadas 61 finais de provas individuais (V1) e por equipes (canoas para seis e 12 competidores). A canoagem Va´a é tão comum na Polinésia Francesa quanto o futebol no Brasil. A sua história no Brasil começou em setembro de 1994, quando o brasileiro Ronald Williams, de férias no Brasil após competir na Califórnia, iniciou seus primeiros contatos no intuito de trazer o Va´a, ou canoagem polinésia, para o país. Além do crescente interesse brasileiro pela modalidade, o esporte não possui nenhuma contra-indicação ou treinamento de alto desempenho para a sua prática.
                O Mundial representará um importante teste para os Jogos Paraolímpicos de 2016, quando a paracanoagem fará sua estreia no programa de competições, com disputas no mesmo local.  Enquanto os competidores fazem os últimos ajustes para o Mundial de Va´a, várias atividades estão sendo programadas para as delegações. Os eventos começaram no sábado (9/8), com o Batismo das 14 canoas de V1 que serão usadas no Mundial. Elas foram batizadas no Estádio de Remo da Lagoa, local de largada e chegada das provas.
                Na cerimônia de abertura, terça-feira (12/8), às 15h, haverá apresentação de uma roda de capoeira. Mas o ponto alto da confraternização entre os participantes será a Noite Cultural, marcada para quinta-feira (14/8), às 17h. Os competidores poderão experimentar caldinho de feijão, caldo verde e caldo de abóbora e degustar o famoso Biscoito Globo com mate, uma combinação frequente nas praias cariocas. A noite incluirá uma roda de samba brasileira.  Outras delegações também vão fazer apresentações, como a Argentina, que mostrará um tango; a Itália, uma ópera; e o Peru, uma dança típica daquele país.
Postar um comentário