Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







quinta-feira, 28 de maio de 2015

Jornalistas brasileiros visitam Cabo Frio e aprovam vocação turística da cidade

Texto e fotos: Cristiane Zotich












Depois um café da manhã promovido no Hotel La Plage, no Peró, pela Associação Comercial, Industrial e Turística de Cabo Frio, pela Associação de Hotéis e pelo Convention Bureau, 120 jornalistas de turismo de várias partes do país seguiram num city tour da Secretaria Municipal de Turismo por vários pontos da cidade. O primeiro destino foi o Canal do Itajuru, de onde seguiram em dois barcos para um passeio nas águas do Canal do Itajuru e Praia do Forte. Em seguida, desceram no terminal de transatlântico e seguiram para o Hotel Paradizo, onde foram recepcionados pelo prefeito Alair Corrêa, e participaram de almoço antes de seguir num novo passeio, desta vez no ônibus londrino, que percorreu vários pontos culturais da cidade antes seguir para o Hotel Porto Veleiro, na Ogiva, onde um café da tarde ao pôr do sol encerra a visita neste momento.
Os 120 jornalistas participam, desde segunda-feira, de um encontro de turismo em Búzios, e foram convidados pelo secretário municipal de Turismo e Cabo Frio, Dirlei Pereira, a fazer uma breve visita a Cabo Frio durante todo o dia de hoje. No receptivo realizado de frente para a Praia do Peró, os profissionais puderam conhecer não apenas um dos mais belos cartões postais da cidade mas, também, a beleza do artesanato local. Isso porque um estande da Casa Artesanal foi estrategicamente montado numa área do hotel La Plage, atraindo a atenção de vários jornalistas. Para a coordenadora da Casa Artesanal, Vania Carvalho, a reação dos turistas foi muito melhor do que o esperado.
- Todos ficaram muito encantados com as técnicas que utilizamos, e muitos fizeram questão de levar uma lembrança de Cabo Frio para suas cidades. Conversei com muitos jornalistas da Bahia, de São Paulo, de Florianópolis, e todos ficaram encantados com nosso artesanato – comemorou Vania.
Presidente da Associação Brasileira de Jornalistas do Rio de Janeiro (Abrajet), o ex-secretário estadual de turismo, Claudio Magnavita, estava entre o grupo de 120 jornalistas, e confessou ter ficado impressionado com tantas mudanças que viu na cidade com objetivo de preparar para Cabo Frio para o turismo. “O que eu vi não foi somente belas praias, mas uma coerência entre as atrações naturais e os prédios históricos e uma preocupação com a acessibilidade que poucas cidades no país têm. Não tenho dúvidas de que Cabo Frio tem um enorme potencial turístico, e que esse potencial será reconhecido em muito pouco tempo”, declarou.
Quem também participou da visita foi o deputado federal de Tocantins, Júlio Coimbra, que acaba de ser nomeado para o cargo de secretário nacional de políticas de turismo do Ministério do Turismo. Segundo ele, esta é a primeira vez que visita a cidade, e confessou ter ficado encantado com o que chamou de “uma das regiões mais bonitas do Brasil”.
- Tem um atrativo natural muito bonito, muito extraordinário, somado à estrutura, porque hoje essa região está muito bem estruturada para o foco no turismo. Posso garantir que é uma das mais bem estruturadas de todo o nosso país, e por isso já é um dos principais destinos, e a probabilidade é de um crescimento maior ainda porque Cabo Frio tem uma ótima estrutura hoteleira, tem um aeroporto que atende muito bem ao turismo com aeronaves de porte maior, então tenho certeza de que esta região é um dos maiores celeiros turísticos do país – comentou.
Esta também foi a primeira vez que o jornalista Felipe César, do Guarujá (São Paulo), visitou Cabo Frio. Durante o passeio de barco ele ficou encantado com a transparência da água tanto do Canal Itajuru quanto da Praia do Forte, e confessou que pretende voltar outras vezes e recomendar a cidade para outras pessoas.
- Já tinha ido a Búzios outras vezes, mas em Cabo Frio foi a primeira vez, e fiquei muito impressionado com tudo o que eu vi. Não tenho nenhuma dúvida de que a cidade tem um enorme potencial turístico.
Quem também se impressionou com o que viu foi o jornalista baiano (de Salvador) Duda Tauiu. “A primeira coisa que me espantou foi o tamanho da cidade: achei que ela era muito menor”, comentou ele, antes de declarar o total encanto que sentiu por Cabo Frio.
- É uma cidade que possui uma harmonia muito bonita na arquitetura porque não tem aqueles prédios enormes, arranha-céus, atrapalhando as belezas naturais da cidade. Só vi uma harmonia igual a essa na Europa, em cidades como Nice, na França. Aliás, essa região aqui me lembra muito a Riviera francesa, onde morei dois anos e fiz minha especialização em turismo. Outra coisa que me chamou a atenção foi a transparência da água do canal e do oceano. O secretário de turismo até brincou comigo dizendo que a Praia do Forte de Cabo Frio é mais bonita do que a Praia do Forte na Bahia, e tenho que concordar com ele. A única diferença é que lá temos tartarugas, e aqui não. Mas a cidade de Cabo Frio é muito linda. Me apaixonei e pretendo voltar mais vezes – declarou.


Conselho de Turismo será ativado em junho

Para Maria Inês Oliveros, do Convention Bureau; Carlos Cunha, da Associação de Hotéis, e Eduardo Rosa de Andrade, da Acia, este tipo de evento deve acontecer mais vezes como forma de incentivar a vinda de mais turistas para Cabo Frio, aquecendo não apenas a rede hoteleira mas, também, o comércio lojista da cidade. Por isso, lembraram que um dos objetivos das reuniões que têm acontecido com representantes de várias entidades da cidade como Associação da Rua dos Biquinis, Associação de Agências de Viagens, Rádio Táxi e Sindtáxi é criar alternativas de fomento à atividade turística de Cabo Frio. A próxima será dia 1º de junho, às 9 horas, na Pousada Marília, na Ogiva.
Presente na última reunião, que aconteceu no auditório da Acia na última segunda-feira, o secretário municipal de Turismo, Dirlei Pereira, lembrou da importância deste momento inédito, onde várias entidades do trade turístico de Cabo Frio se juntam para trabalhar pelo fortalecimento do segmento, e lembrou que além das duas reivindicações já atendidas, outra está prestes a sair do papel.
- É um momento muito especial porque assumi a secretaria há quase um mês, e logo no segundo dia já tive uma primeira reunião com esse grupo envolvendo a Acia, a Associação de Hotéis, o Convention Bureau e outras associações e identifiquei que no turismo não é possível fazer nada sozinho. É preciso atuar junto com os principais atores, que são essas entidades. Por isso já percebemos os primeiros resultados: a isenção da taxa para ônibus e vans de agências de turismo, e a demarcação das áreas onde esses veículos podem parar no ABC da região, que é Arraial, Búzios e Cabo Frio. A outra coisa que também é determinante, e é a grande reivindicação do trade turístico é a reativação do Conselho Municipal de Turismo, que deve acontecer ainda no mês de junho, com posse dos conselheiros.
Presente na recepção aos jornalistas no Hotel Paradizo, o prefeito Alair Corrêa agradeceu a presença de todos, falou dos momentos difíceis que a cidade vem enfrentando com a queda nos royalties, mas falou das soluções que vem sendo trabalhadas para transformar o turismo na principal fonte de arrecadação da cidade.


Postar um comentário