Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







domingo, 31 de maio de 2015

Jornalistas especializados em Turismo visitam Cabo Frio e levam para casa o compromisso de divulgar a cidade em todo país

Texto e Fotos: Maria Antônia Casarões
A ABRAJET, Associação Brasileira de Jornalistas especializados em Turismo, escolheu a região dos Lagos para a viagem anual que realiza com jornalistas especializados em turismo que visitam diferentes lugares e propagam novas culturas nos veículos de comunicação. O congresso começou na segunda-feira (25), em Búzios, onde foram realizadas visitas turísticas e palestras. Na quinta-feira (28) foi a vez de Cabo Frio receber cerca de 120 jornalistas vindos de toda parte do país e até do mundo.
Em Cabo Frio a recepção foi feita no Hotel La Plage, no bairro Peró, onde os profissionais foram recebidos com a natureza local, mesas de frutas, sucos, e um marzão de encantar qualquer viajante, a famosa praia do Peró. A Associação Comercial, Industrial e Turística de Cabo Frio, a Associação de Hotéis e o Convention Bureau, estiveram prestigiando a visita dos 120 jornalistas.
Exibindo 20.jpg
No receptivo realizado de frente para a Praia do Peró, os profissionais puderam conhecer não apenas um dos mais belos cartões postais da cidade, mas também, a beleza do artesanato local. Isso porque um estande da Casa Artesanal foi estrategicamente montado numa área do Hotel La Plage, atraindo a atenção de vários jornalistas. Para a coordenadora da Casa Artesanal, Vania Carvalho, a reação dos turistas foi muito melhor do que o esperado.
- Todos ficaram muito encantados com as técnicas que utilizamos, e muitos fizeram questão de levar uma lembrança de Cabo Frio para suas cidades. Conversei com muitos jornalistas da Bahia, de São Paulo, de Florianópolis, e todos ficaram encantados com nosso artesanato – comemorou Vania.
Os jornalistas também ficaram encantados com as caricaturas do caricaturista e cartunista Zel.
- Nós visitamos o local e depois o divulgamos. A associação premia a melhor reportagem sobre os destinos turísticos, eu já ganhei na mídia imprensa quando escrevi sobre a Paraíba -, explica Júlio Piunti, jornalista associado desde 1999 e morador de Itu, em São Paulo.
Exibindo 25.jpg

Exibindo 8.jpg
Jornalistas ficaram encantados
A associação que já funciona há 57 anos reúne jornalistas de quase todos os estados brasileiros, no total são 380 profissionais. A presidente nacional, Mirian Petroni explica que o número é pequeno porque para fazer parte o jornalista deve provar que trabalha com turismo pelo menos há um ano. Segundo ela, o turismo é a fonte de renda mais limpa que existe e deve ser colocada em primeiro lugar no Brasil, já que é um país com grande potencial na área.
Uma das novidades que vai fortificar o turismo nacional é o cargo de secretário nacional de Turismo que será ocupado por um jornalista do Tocantins que participa ativamente da ABRAJET. Junior Coimbra ocupa, atualmente, o cargo de deputado federal e tenta usar o envolvimento político para alavancar o turismo do país.
- Primeira vez em Cabo Frio e aqui no Peró é minha primeira impressão, achei tudo lindo. Em Búzios foi excelente também -, diz o deputado.
Em um clima tropical, sereno e amigável os jornalistas turistas passaram um dia agradável em uma das cidades mais conhecidas e admiradas do Brasil. Segundo o presidente da ABRAJET do Rio de Janeiro, Cláudio Magnavita, os turistas ficaram encantados. Ele afirma com veracidade que Cabo Frio tem um potencial turístico alto.
- Aqui tem um bom aeroporto, diversidade de belezas naturais, tem estrutura, gastronomia. O prefeito priorizou o turismo, fez feiras de artesanatos e tantas outras coisas de estimulo ao setor. Com certeza Cabo Frio está pronto -, declara Cláudio, e acrescenta que a programação anual em Búzios não seria completa sem a visita em Cabo Frio.

 Exibindo 32.jpg

Dirlei quer alavancar o turismo para gerar receitas
O secretário de Turismo de Cabo Frio fez as honras como anfitrião no evento. Dirlei Pereira recepcionou os turistas e mostrou-se contente com a participação da cidade cabofriense no itinerário. De acordo com ele, o evento veio a calhar na atual situação da cidade, que passa por crise financeira devido a queda dos royalties de petróleo. A alternativa agora, segundo Dirlei, é alavancar o turismo para gerar receita e esse encontro marca um divisor de águas para o setor em Cabo Frio.
- Quando soube que eles viriam para Búzios, eu fui ao secretário estadual de Turismo e ao presidente para convidá-los à passear em Cabo Frio -, explica o secretário.
Para Dirlei, a imagem que desejava passar para eles foi fielmente entendida, uma vez que são bons turistas e configuram em um turismo de qualidade, que é o que o município busca.
- O evento não teve dinheiro do poder público, bastou compromisso, criatividade e união para viabilizar esse encontro na cidade, que a meu ver, deve ser conhecida como a mais linda do Brasil -, finaliza.
 Exibindo 44.jpg


Um city tour foi organizado pela Secretaria Municipal de Turismo em vários pontos da cidade. O primeiro destino foi o Canal do Itajuru, de onde seguiram em dois barcos para um passeio nas águas do Canal do Itajuru e Praia do Forte. Em seguida, desceram no Terminal de Transatlânticos e seguiram para o Hotel Paradizo, onde foram recepcionados pelo prefeito Alair Corrêa, e participaram de almoço antes de seguir num novo passeio, desta vez no ônibus londrino, que percorreu vários pontos culturais da cidade antes seguir para o Hotel Porto Veleiro, na Ogiva, onde um café da tarde ao pôr do sol encerrou a visita.



 Exibindo 39.jpg


 “Cabo Frio está pronta para o turismo de qualidade”, diz presidente da Abrajet
A recuperação da Orla, os novos quiosques na Praia do Forte, as areias brancas da praia do Peró, a infraestrutura, a mobilização urbana e a integração entre poder público e iniciativa privada foram os destaques de Cabo Frio para o presidente da Abrajet Rio e ex-secretário estadual de Turismo, Claudio Magnavita.
- O prefeito Alair Corrêa vem fazendo um trabalho espetacular em termos de integração. A cidade de Cabo Frio hoje está pronta para o turismo – ressalta Claudio Magnavita, um dos organizadores do encontro da imprensa especializada.
Magnavita ainda frisa de forma positiva a atitude do prefeito em primeiro organizar a cidade, para agora atrair os turistas de qualidade para a região.

 Exibindo 38.jpg
Histórias com Cabo Frio
Mesmo sem conhecer, o carinho por Cabo Frio já era algo frequente na vida de Kiti Lopes. A jornalista que visita o município pela primeira vez, sempre teve notícias da cidade por meio da tia que era freira na cidade no Convento das Carmelitas.
- Quando eu nasci minhas primeiras referencias de Cabo Frio era por ela. Eu falei para o secretário que seria um sonho realizado passar pelo convento -, diz emocionada.
Natural de Pernambuco, Kiti afirma que a tia sempre falou muito bem sobre as belezas da cidade litorânea. Segundo ela, a visita em Cabo Frio é uma mistura de emoções. 
Postar um comentário