Integrantes da região turística de Caminhos da Mata se reúnem para alinhar ações com Governo do Estado
Caminhos da Mata, região turística que se destaca pelos atrativos naturais e históricos, é a próxima a receber o Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro e pela TurisRio, chega a sua sexta edição, com o objetivo de estabelecer uma ligação direta entre os gestores públicos e privados do turismo. Esta edição acontecerá na cidade de Silva Jardim no dia 2 de junho.
Durante o encontro, nesta terça-feira (02.06), em Silva Jardim, representantes dos municípios que compõem a região (Itaboraí, Rio Bonito, Silva Jardim, São Gonçalo e Tanguá) terão a oportunidade de conhecer os projetos da Setur-RJ e TurisRio para os próximos anos que objetivam potencializar o turismo regional. Em seguida, representantes de diversas instituições e órgãos de importância para o desenvolvimento da atividade turística, tais como o ICMBio – Instituto Chico Mendes, Comissão de Turismo da Alerj e Deat – Delegacia Especial de Apoio ao Turismo, fazem exposições, dão sugestões e apresentam ações de sucesso que podem ser repetidas em outras cidades.
Para Nilo Sergio Felix, Secretário de Estado de Turismo, o fórum é fundamental para alinhar as ações de incremento ao turismo e definir projetos e metas que tragam o desenvolvimento da atividade na região.
- O turismo, quando bem trabalhado, tem a mesma importância na economia quanto a indústria e a agricultura. A atividade gera empregos e renda, movimentando toda a cadeia produtiva através do seu efeito multiplicador. O nosso trabalho é ajudar os municípios a identificar suas potencialidades, a criar projetos e a divulgar seus atrativos para que o nosso Estado se fortaleça, cada vez mais, no segmento.

Durante a realização do evento empresários e representantes dos municípios da região tem, ainda, a oportunidade de expor suas opiniões, sugestões e apresentarem projetos. O evento vai acontecer no Teatro Zezé Macedo, na Avenida Oito de Maio, nº 582, Centro, das 9h30 às 14h30.
A região
Itaboraí tem entre os seus atrativos o Parque Paleontológico de São José de Itaboraí, conhecido com “berço dos mamíferos”. Em Rio Bonito, o turista não pode deixar de conhecer a Biquinha da Bela Vista, uma fonte de água natural cristalina. Silva Jardim possui o maior número de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) do Estado. Uma visita obrigatória é à Reserva Biológica de Poço das Antas, conhecida internacionalmente pela preservação de animais em extinção, como o mico-leão-dourado. Em São Gonçalo, a Capela de Sant’Ana, tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, é um destaque para os apreciadores de turismo histórico e cultural. Já Tanguá agrada pelos seus atrativos naturais e áreas para turismo de aventura.
Comentários