Faetec: sete novas unidades serão inauguradas


A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) anunciou que, para 2020, sete novas unidades serão inauguradas em todo o estado. Responsável pelo ensino público profissionalizante no Rio de Janeiro, a rede vai expandir a oferta para bairros da capital e cidades do interior fluminense. De acordo com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, as localidades beneficiadas serão o bairro de Campo Grande, na cidade do Rio, além de Angra dos Reis e Paraty, na Costa Verde, Maricá, na Região Metropolitana; Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense e ainda, Cabo Frio e Rio das Ostras, na Região dos Lagos.
“No último ano, reabrimos 20 unidades e inauguramos outras seis. Mas ainda há muito para ser feito. Este ano, vamos começar com novas sete escolas. Para a maior parte delas, estamos comprando os prédios. Já conseguimos autorização para contratar mais professores”, explicou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues.

Cada unidade contará com cerca de 200 vagas, com oferta de cursos de acordo com a vocação de cada região. Todas as novas unidades contarão, também, com os cursos tradicionalmente oferecidos pela rede – entre eles o de idiomas (inglês e espanhol), informática e auxiliar administrativo.
“A gente sempre faz uma pesquisa de mercado e consulta o empresariado da região. A profissionalização é importante, mas ocupar a mão de obra depois da qualificação também é”, falou Rodrigues.

Unidade de Angra será a primeira
Entre as sete novas unidades, a de Angra dos Reis será a primeira a ser inaugurada, o que está previsto para acontecer no mês de março. As outras seis unidades, segundo a pasta, serão inauguradas nos meses seguintes. As inscrições serão abertas pelo site da própria Faetec.
Com as novas instalações, a rede chegará a 147 unidades. Haverá cursos técnicos com duração média de seis meses nos turnos da manhã, tarde e noite. Os cursos estão sendo definidos de acordo com a demanda de cada região.

Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Comentários